Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Argentina cria programa para posse responsável de animais de estimação

Notícia de 19/07/2011
"Tu és responsável por tudo aquilo que cativas."
Buenos Aires, 19 jul (EFE).- O Governo da Argentina anunciou nesta terça-feira a criação de um programa de posse responsável de cachorros e gatos que, entre outras ações, promoverá a esterilização gratuita dos bichos de estimação e proibirá o massacre dos animais.

O chefe de Gabinete argentino, Aníbal Fernández, afirmou em entrevista coletiva que a nova "política de proteção dos animais" ficou baseada em um decreto assinado pela governante, Cristina Kirchner.

O chefe de Gabinete sustentou que a esterilização dos animais é "indispensável" para o controle da reprodução indiscriminada de cachorros e gatos.

Fernández disse que este programa visa, inclusive, atenuar a transmissão de doenças aos humanos, como raiva, brucelose, leptospirose, leishmaniose e toxoplasmose, entre outras, "resultado da superpopulação de cachorros e gatos".

"Não nos sentimos envergonhados de admitir que amamos muitíssimo nossos animais de estimação", afirmou o chefe dos ministros, que acrescentou que "até agora o sacrifício e a eutanásia como método de controle da população canina e felina foi, além de pouco ético, ineficaz".

Sendo assim, assinalou, que vai promover a esterilização cirúrgica em massa dos animais, de forma sistemática e gratuita.

Segundo dados do setor privado, estima-se que na Argentina há uma população de cerca de 9 milhões de cachorros e 3,5 milhões de gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário